O que DUIMP é e qual sua utilidade?
DUIMP significa Declaração Única de Importação. É um documento é eletrônico que foi elaborado com o objetivo de reunir todos os dados de um processo, e tais informações podem ser de caráter:
- administrativo;
- financeiro;
- aduaneiro;
- tributário;
- fiscal.
Desde sua implantação foi possível ter domínio sobre as operações, e simultaneamente será possível reduzir incoerências repetitivas nas importações realizadas. Sendo assim, a possibilidade é que o prazo estimado de liberação das mercadorias reduza de 17 para 10 dias, além disso a redução de tempo é de cerca de 40%, ou seja, tal conquista será positiva para a cadeia logística de custos.
O que a DUIMP substitui?
A Declaração Única de Importação substitui a Declaração Simplificada de Importação (DSI), a Declaração de Importação (DI), a Licença de Importação (LI), a Licença Simplificada de Importação (LSI) e a Declaração de Trânsito Aduaneiro foi trocado pelo módulo CCT. Deste modo, o registro da mercadoria será feito antes do produto entrar no Brasil e simultaneamente terá as licenças operacionais de importação.
Quais são as vantagens da DUIMP para os negócios?
- Agilidade na autorização das licenças;
- Monopolização de processos, dessa forma o sistema fica unificado e reduz a burocracia e o número de processos;
- Autenticação automatizada, libera o processo automaticamente caso os dados estejam todos corretos;
- Compartilhamento seguro de informações;
- Em todos os processos de importação são obrigatórios realizar o pagamento por meio de transferências internacionais. Apenas disso, a DUIMP é uma ótima maneira de otimizar os processos, e dessa forma os clientes ficam mais satisfeitos e com menos custos em suas operações.
Como fazer a DUIMP?
1º: Acesse o portal do Siscomex (certifique-se de ter o certificado digital do despachante aduaneiro ou do dirigente da empresa importadora). – Clique em “Importação”.
2º: Assim que carregar a aba “Importação” – Clique em “Identificação” – Preencha as “Informações básicas” (Tais como tipo de importador e CNPJ do importador).
3º: Clique na aba “Carga” – Digite o número de identificação da carga a ser importada (Assim que a carga for identificada, todas as demais informações [salvo o valor do seguro] serão preenchidas automaticamente pelo sistema).
4º: Clique na aba “Documentos” – Insira as informações dos documentos do despacho a eventuais processos (judiciais ou administrativos).
5º: Clique na aba “Item” – Insira as informações do item a ser importado (caso o produto já estiver cadastrado no Catálogo de Produtos selecione ele, caso contrário cadastre-o).
6º: Clique na aba “Resumo” – Verifique se todas as informações estão corretas à Clique em “Salvar”. – Fim!