BLOG

Acompanhe as opiniões e informações dos especialistas do Grupo Elo Logistics.

A importância do Seguro Internacional de Cargas

Quando falamos das transações do Comércio Exterior, logo já pensamos nas grandes responsabilidades presentes em comprar um produto de fora do país, ou de vender um produto para o estrangeiro. 

A preocupação de que algo possa dar errado durante o transporte de todo o processo logístico é recorrente, afinal trata-se de um processo muito mais complexo do que se fosse realizado no comércio local. 

Com isso,  já pensamos em assegurar essas mercadorias para evitar riscos e intercorrências que podem ocorrer durante o transporte internacional, trazendo prejuízos. Por incrível que pareça, o seguro internacional de cargas não é um serviço obrigatório nos processos de importações e nem nos processos de exportações, com exceção dos embarques que utilizam incorrem CIF e CIP. 

O que é? E como funciona?

Para alguns, uma despesa a mais nos processos de importações e exportações. Mas para outros, o seguro internacional de carga promove tranquilidade no processo de transporte, pois protege sua carga evitando roubo, avarias, danos, extravios e acidentes que são eventuais nos processos logísticos, seja ele marítimo, aéreo ou rodoviário do Comércio Exterior. E caso aconteça, o importador e/ou exportador será reembolsado e não tendo nenhum prejuízo.

O seguro é válido durante o período em que a carga está em transporte mas é possível estendê-lo para períodos em que a carga esteja em armazéns aguardando o embarque.   

Possíveis situações em que o seguro internacional de cargas pode ser útil ao seu processo logístico:

  • roubos e furtos, mais comuns no modal terrestre no Brasil;
  • transporte porta a porta, que passa por vários modais (multimodal);
  • pirataria marítima, não tão recorrente no Brasil, mas presente em outras regiões;
  • acidentes no mar e outras avarias no navio;
  • cobertura para armazenamento das mercadorias nos portos;
  • operação de carga, descarga e Içamento das cargas;
  • situações que envolvem danos ambientais;

Categorias de Seguro

O seguro internacional de carga apresenta três categorias possíveis e que são as mais utilizadas. Cada uma delas com funções específicas e coberturas que vão da mais simples à mais completa.

  • Ampla A – cobertura destinada a tipos de danos que possam ser provocados por causas externas, incluindo situações de roubo de carga.
  • Restrita B – cobertura que garante proteção em situações de prejuízo parcial e até mesmo perda total da mercadoria por motivos de acidente com o veículo usado para o transporte. Pode também, ser adicionada para cobertura de roubo se houver necessidade.
  • Restrita C – ampla cobertura em situação de perda total da carga diante de um possível acidente com o veículo de transporte. Aqui a cobertura de roubo também pode ser adicionada.

O que é preciso para contratar um seguro?

Para cotar e calcular o custo de contratar um seguro internacional de carga há diversas variáveis que interferem. Dentre elas, as principais são:

  • Qual o valor total da carga transportada;
  • Qual o tipo de transporte a ser utilizado;
  • Se é uma importação ou exportação, e qual a responsabilidade civil e nacional da carga;

Compartilhe

Posts Recentes

RECOF

O Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado (RECOF) possibilita com que o beneficiário importe ou compre no mercado interno, com o

Leia mais »

PADIS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (PADIS) é uma soma de incentivos fiscais federais estabelecidos com a finalidade

Leia mais »

RECAP

O Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (RECAP) é um incentivo fiscal que impossibilita a obrigação de alguns tributos na

Leia mais »

Pesquisa

Sobre

Com mais de 30 anos de experiência, dispomos de ampla gama de soluções, prezando pela parceria, transparência e respeito aos padrões éticos.

Faça seu orçamento!