BLOG

Acompanhe as opiniões e informações dos especialistas do Grupo Elo Logistics.

Agitação no comércio marítimo causa disparo nos custos de exportação

Em um cenário pandêmico, as condições de importação e exportação não estão muito favoráveis ao redor do mundo, houve um aumento médio de 93% do frete marítimo nos últimos 3 meses, em alguns casos o valor triplicou, o dado foi baseado em noventa empresas de exportação do Brasil.
O acontecimento é uma consequência da alta nos preços das commodities minerais e agrícolas, e isso movimentou o trânsito internacional de navios de carga. Além disso, faltam navios e contêineres, sobra congestionamento no trânsito marítimo e os preços dos fretes marítimos aumentam rapidamente. No que tange aos exportadores brasileiros o caso é mais complexo, pois o número de portos disponíveis é reduzido e assim ocorre uma alta centralização no porto de Santos.
Ademais, outro problema mundial que impacta o comércio marítimo é o ritmo da vacinação dos tripulantes dos navios, isso pode gerar surtos de Covid-19, atrasar as entregas e retardar a recuperação da economia. Ainda, países que estão com grande parte da população vacinada estão limitando o acesso de tripulantes de países que estão atrasados com a vacinação. Um exemplo claro do caos ocorreu recentemente em Shenzhen, cidade que comporta um dos portos mais movimentados da China, este ficou fechado por semanas por conta de um surto do vírus.
Em síntese, previsões realizadas por especialistas dizem que a agitação no comércio marítimo global vai prosseguir pelo menos até o próximo ano, pois faltam equipamentos por conta da pandemia, o espaço restante está com valor alto, algumas rotas triplicaram os valores e a dificuldade aumenta quando se trata de um container reefer. Portanto, para não enfrentar mais problemas é necessário se programar, para isto o Grupo Elo Logistics está à disposição, entre em contato e venha fechar negócio conosco.

Compartilhe

Posts Recentes

RECOF

O Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado (RECOF) possibilita com que o beneficiário importe ou compre no mercado interno, com o

Leia mais »

PADIS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (PADIS) é uma soma de incentivos fiscais federais estabelecidos com a finalidade

Leia mais »

RECAP

O Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (RECAP) é um incentivo fiscal que impossibilita a obrigação de alguns tributos na

Leia mais »

Pesquisa

Sobre

Com mais de 30 anos de experiência, dispomos de ampla gama de soluções, prezando pela parceria, transparência e respeito aos padrões éticos.

Faça seu orçamento!