BLOG

Acompanhe as opiniões e informações dos especialistas do Grupo Elo Logistics.

Canais de Parametrização: Exportação e Importação

A parametrização da mercadoria é aplicado tanto nos processos de importações quanto nos de exportações, esse procedimento é essencial para o despacho aduaneiro das mercadorias.⠀

Esse é um sistema adotado pela Receita Federal do Brasil – RFB, de conferência para as cargas que entram ou saem do país. Por ser uma das etapas do processo de exportação e de importação, a DUE/DUIMP do processo, será classificada em um canal de parametrização que indicará o nível de verificação a ser aplicado pela autoridade aduaneira. 

 

CANAIS DE PARAMETRIZACAO NA EXPORTAÇÃO

 

CANAL VERDE – o sistema procederá ao desembaraço automático da declaração, não sendo obrigatória a conferência física e nem documental. ⠀

CANAL LARANJA – procedimento obrigatório: exame documental efetuado pela fiscalização aduaneira, não sendo constatada irregularidade, efetua o desembaraço aduaneiro, dispensada a verificação física da mercadoria.

CANAL VERMELHO – procedimentos obrigatórios: exame documental e verificação da mercadoria efetuados pela fiscalização aduaneira para a realização do desembaraço da carga.

 

CANAIS DE PARAMETRIZACAO NA IMPORTAÇÃO

 

 

CANAL VERDE – o sistema registra o desembaraço automático da mercadoria, dispensados o exame documental e a verificação física da mercadoria.

CANAL AMARELO – deve ser realizado o exame documental e, não sendo constatada irregularidade, efetua o desembaraço aduaneiro, dispensada a verificação física da mercadoria. Se a descrição estiver incompleta da mercadoria na DI, pode-se exigir verificação física para a identificação da mercadoria e a correção da classificação fiscal ou da origem declarada.

CANAL VERMELHO – a mercadoria somente é desembaraçada após a realização do exame documental e da verificação física da mercadoria.

CANAL CINZA – deve ser realizado o exame documental, a verificação física da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificar indícios de fraude, inclusive no que se refere ao preço declarado da mercadoria.

Compartilhe

Posts Recentes

RECOF

O Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado (RECOF) possibilita com que o beneficiário importe ou compre no mercado interno, com o

Leia mais »

PADIS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (PADIS) é uma soma de incentivos fiscais federais estabelecidos com a finalidade

Leia mais »

RECAP

O Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (RECAP) é um incentivo fiscal que impossibilita a obrigação de alguns tributos na

Leia mais »

Pesquisa

Sobre

Com mais de 30 anos de experiência, dispomos de ampla gama de soluções, prezando pela parceria, transparência e respeito aos padrões éticos.

Faça seu orçamento!