BLOG

Acompanhe as opiniões e informações dos especialistas do Grupo Elo Logistics.

Internacionalizar sua empresa: o que é?

A internacionalização é entendida como qualquer vínculo de uma empresa com o mercado exterior, seja para processos de importação ou para processos de exportação.

As organizações buscam explorar novos mercados pois querem: buscar novos públicos, se manter competitivas, crescer em busca de maior lucratividade, ultrapassar momentos de instabilidade econômica;

Mas para atingir a internacionalização de uma empresa, é preciso passar por um processo inicial que envolve conhecer a legislação do país de destino e do país de origem para processos de exportação/importação; identificar as tributações; conhecer sobre os enquadramentos e os trâmites fiscais das operações; entre outros.

 

BENEFÍCIOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

 

Conquistar novos mercados

Com a internacionalização a empresa conseguirá maior diversidade nos mercados tanto interno, quanto externo. O que irá gerar uma maior estabilidade e segurança para a mesma.

Criar uma marca global

Ao entrar no mercado internacional, a empresa tem condições de criar uma marca global e se tornar referência em qualidade mundial. Isso aumenta a credibilidade da organização facilitando o alcance em novos mercados, mas também reforça o reconhecimento da marca pelos consumidores brasileiros.

Maior lucratividade

Ao inserir sua empresa no mercado internacional, as operações passam a ser negociadas em dólar, o que é benéfico para as exportações já que estamos vivendo a alta desta moeda.

Reduzir carga tributária

A internacionalização de empresas pode ser uma interessante forma de reduzir custos quando o assunto é tributação. Pois para processos no comércio exterior, há alguns regimes aduaneiros que isentam/suspendem os impostos das operações, como: ICMS, COFINS, IOF, IPI.

Realizar economia de escala

Ao se inserir no mercado internacional, a empresa poderá diminuir os preços dos produtos e consequentemente lucrar ainda mais a partir da economia de escala.

Economia de escala é quando há o aumento da produção mas não há um aumento do custo da fabricação, pois quanto maior a quantidade de matéria-prima, menor será o valor na negociação. E com isso, o produto final poderá ser vendido a um preço menor, já que seu custo não se altera.

Compartilhe

Posts Recentes

RECOF

O Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado (RECOF) possibilita com que o beneficiário importe ou compre no mercado interno, com o

Leia mais »

PADIS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (PADIS) é uma soma de incentivos fiscais federais estabelecidos com a finalidade

Leia mais »

RECAP

O Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (RECAP) é um incentivo fiscal que impossibilita a obrigação de alguns tributos na

Leia mais »

Pesquisa

Sobre

Com mais de 30 anos de experiência, dispomos de ampla gama de soluções, prezando pela parceria, transparência e respeito aos padrões éticos.

Faça seu orçamento!